Porcentagem ou percentagem

Se você tem dúvidas com relação à melhor forma de utilizar as expressões porcentagem ou percentagem confira a seguir as informações sobre o seu uso e principais significados.

Porcentagem ou percentagem

O uso das duas palavras em questão pode ser feito já que ambas estão corretas podendo ser utilizadas sempre que houver a necessidade de informar uma proporção relacionada a certa quantidade como centenas.

As expressões são substantivos comuns femininos tendo origem na palavra inglesa Percentage sendo formada por meio da justaposição da locução latina “por cento” e da sua derivação sufixal “agem”.

Pode ser usada tanto uma quanto outra expressão sendo que a maior utilização depende das características de cada povo sendo que Porcentagem é mais comum no Brasil enquanto que Percentagem é mais utilizada em Portugal.

Por esta grafia semelhante estas duas palavras são consideradas formas gráficas variantes.

Exemplos:

É preciso calcular a porcentagem de lucros no preço a ser determinado para o produto.

A matéria a ser estudada neste semestre será percentagem e suas variações matemáticas.

As porcentagens estão presentes nos mais variados momentos da vida humana.

Os dados mostrados por meio de percentagens são importantes para a análise da situação em questão.

Imergir ou emergir

Você gostaria de saber o significado e uso das expressões imergir ou emergir de acordo com o português correto?

Imergir ou Emergir

De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa as duas palavras estão corretas e podem ser usadas contam apenas com significados diferenciados precisando de serem usadas em situações variadas.

Como estes verbos são escritos de maneira bem parecida, mas com pronúncias diferentes são chamadas de palavras parônimas.

A palavra Imergir tem origem no latim Immergere significando algo que afunda em determinada coleção de líquido podendo também indicar ações como o mergulho ou ainda ficar absorvido por determinado assunto ou coisa a ser realizada.

Já Emergir, por sua vez, provém da expressão latina Emergere tendo como significado elevar algo para acima do nível do mar ou ainda deixar vir à tona bem como pode ser usado como forma de se manifestar algo.

Exemplos:

É preciso imergir no mar para conseguir encontrar os destroços do avião caído.

Vamos imergir no mundo incrível da literatura infantil.

Esta cidade vai emergir após um longo período de problemas econômicos e sociais.

Os mergulhadores vão emergir a qualquer momento da expedição feita no fundo do mar.

Intediado ou entediado

Tem algum questionamento com relação ao uso das palavras intediado ou entediado? Neste caso basta conferir as informações a seguir para saber a sua forma adequada e os significados de seu emprego.

Intediado ou entediado

De acordo com as normas da Língua Portuguesa apenas a palavra Entediado está correta sendo originada a partir do verbo entediar o qual sobre um processo de prefixação e sufixação.

Ao considerar o seu significado esta expressão pode ser utilizada sempre que houver a necessidade de se referir a um grande desânimo, tédio ou ainda chateação de alguém.

Quanto à sua função no interior da frase a palavra entediado pode ser tanto um adjetivo como também o tempo verbal do particípio relacionado ao verbo entediar.

Exemplos:

  • Este passeio está me deixando entediado.
  • A falta do que fazer está me deixando entediada.
  • Quero arrumar outro trabalho porque este está me levando a ficar muito entediado.
  • Estou entediado por não ter ido à viagem.
  • A situação de meus pais me deixa muito entediada com a vida.

Sinônimos:

Alguns dos principais sinônimos relacionados com a palavra entediado são os seguintes:

  • Aborrecido
  • Enfastiado
  • Triste
  • Desanimado
  • Derrotado
  • Melancólico

Para mim ou Para eu

Saiba as regras da utilização das expressões Para eu ou Para mim e ainda fique sabendo dos significados principais destas formas de comunicação.

Para mim ou Para eu

De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa as duas expressões existem e estão corretas devendo ser utilizadas de acordo com seus significados que são diferentes.

Com relação à expressão Para mim ela pode ser usada nos casos em que na frase irá assumir a função de um objeto indireto do verbo enquanto que a expressão Para eu é indicada quando for assumir a função de sujeito da frase.

A justificativa desta situação ocorre porque na primeira expressão o mim é um pronome pessoal oblíquo tônico devendo ter sempre antes uma preposição e sendo utilizados na função de objeto direto em uma frase.

Já na segunda expressão a palavra Eu é um pronome pessoal reto que é usado para substituir o substantivo o qual exerce função de sujeito em uma oração.

Exemplos de frases:

  • Fiquem quietos para eu terminar a aula.
  • Confira se está tudo correto para eu avaliar o caso.
  • Este presente lindo é para mim?
  • Você se incomoda de fazer este favor para mim?

Contenção ou contensão

Está sem saber como utilizar corretamente as palavras contenção ou contensão? Então vamos mostrar em seguida o uso certo e os significados relacionados com estas expressões.

Contenção ou contensão

De acordo com a norma que rege o Português as duas palavras podem ser usadas de forma correta já que existem dentro de nossa língua materna.

A palavra contenção é um substantivo feminino indicando algo que está contido ou ainda um processo de discussão e neste segundo significado se origina da palavra em latim contentio, mas pode ainda ser originada a partir de derivação sufixal por meio da união da palavra conter mais o sufixo –ção.

Com relação à palavra contensão a mesma também é um substantivo feminino e significa em geral a presença de um grande esforço intelectual e sua origem é relacionada com uma derivação prefixal unindo o prefixo –com à palavra primitiva Tensão.

Exemplos de frases:

  • Diante da crise financeira é precise fazer uma contenção de despesas.
  • A contenção entre os dois homens os levou até à prisão.
  • Eu preciso de muita contensão para conseguir compreender esta matéria

Sinônimos:

A utilização destas palavras pode ser facilitada por meio da adoção de palavras com significados idênticos ao delas como:

  • Competência
  • Discussão
  • Contenda
  • Impedimento
  • Esforço

Estensão, extensão ou extenção

Tire suas dúvidas sobre como se escreve corretamente as palavras extensão, extensão ou extenção e ainda conheça seus principais significados.

Estensão, extensão ou extenção

De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa o correto destas três expressões se refere à palavra Extensão sendo que as duas outras formas estão erradas e não devem ser utilizadas.

A palavra extensão tem origem no termo em latim extensione e por essa origem deve manter o “x” na primeira sílaba e o “s” na terceira sílaba. Mas os verbos terminados em –verter, -pelir, -andir e –ender devem ser escritos com “s” como estender.

Com relação ao seu significado a palavra extensão se refere a um substantivo feminino o qual é indicado para ser utilizado para indicar o ato de ampliar ou aumentar alguma coisa.

Pode ainda ser usada como referência ao tamanho e alcance do espaço ocupado por determinado corpo ou material

Exemplos de frases:

  • A extensão da rua será toda devidamente calçada.
  • A extensão de sua casa pode ser obtida por meio da compra do terreno ao lado.
  • A atuação no emprego de José teve a extensão de mais seis meses.
  • Você tem uma extensão para colocar mais um telefone?

Sinônimos

Para facilitar o uso desta palavra podem ser usadas outras com significado semelhante como as que serão mostradas a seguir:

  • Ampliação
  • Aumento
  • Prolongamento
  • Acréscimo

Inflamar ou enflamar

Tem dúvidas sobre a forma correta de utilizar as expressões inflamar e enflamar? Então leia com atenção as informações a seguir sobre este assunto e o significado destas palavras.

Inflamar ou enflamar

De acordo com as normas que regem a Língua Portuguesa culta a forma correta para utilizar é Inflamar já que a expressão enflamar está incorreta quando é utilizada.

Esta palavra tem origem na palavra latina Inflammare e por isso deve ser escrita com “i” e nunca com a letra “e” sendo que esta regra vale também para todas as palavras derivadas ou relacionadas com inflamar como inflamado, inflamável, inflamação e outros.

O significado da palavra Inflamar se refere a tudo aquilo que pega fogo, se torna vermelho ou ruborizado e ainda está em processo de combustão.

Este verbo também pode ser utilizado para indicar ações de forma popular como estar incentivado e entusiasmado, locais que estão cheios de pessoas ou ainda quem se encontra em um estado de excitação e grande alegria.

Exemplos de frases:

A criança está com uma séria inflamação de garganta.

O laboratório vai se inflamar logo depois que começar o incêndio pelas substâncias químicas que possui.

As discussões políticas estão muito inflamadas no período de campanha eleitoral.

Ele está todo inflamado pela possibilidade de entrar na universidade.

Detensão ou Detenção

Está querendo saber como podem ser usadas de maneira adequada as palavras Detensão ou Detenção? Vamos mostrar a seguir a origem, significados e formas corretas de usar estas expressões.

Detensão ou Detenção

Entre estas duas palavras específicas a maneira correta de ser utilizada de acordo com as regras de gramática do Português é a palavra Detenção e a expressão Detensão não existe sendo, portanto, incorreta.

Detenção tem, origem na palavra latina Detentione na qual foi acrescentada o sufixo –ção originando, desta forma, um substantivo comum feminino com o significado relacionado ao ato de deter ou referente a quem se encontra preso ou detido de alguma forma.

Exemplos de frases:

A casa de detenção teve nesta noite uma rebelião com feridos e mortos.

A detenção dos criminosos foi realizada de maneira provisória.

Os detalhes relacionados à realização da detenção contam com nova lei regulamentadora.

Sinônimos de Detenção

Existem diferentes palavras que podem ser utilizadas com significado semelhante ao da palavra Detenção como os sinônimos mostrados a seguir:

*Presídio

*Retenção

*Xadrez

*Prisão

*Reclusão

Cavaleiro ou Cavalheiro

Deseja conhecer um pouco mais sobre as regras da língua portuguesa e conhecer os usos relacionados com as palavras Cavaleiro ou Cavalheiro? Então leia atentamente o artigo em seguida e saiba a sua utilização correta e principais significados.

Cavaleiro ou Cavalheiro

Todas as duas palavras são corretas e podem ser utilizadas de forma tranquila no Português culto mas devem ser adotadas de acordo com o significado específico que cada uma delas possui e por isso são consideradas parônimas.

A palavra Cavaleiro tem origem na expressão latina Caballarius e se refere ao homem que está andando de cavalo sendo formada por meio do acréscimo do sufixo –eiro na palavra primitiva cavalo.

Já a expressão Cavalheiro tem origem na palavra espanhola Caballero indicando um homem que anda a cavalo mas que com a evolução da língua se tornou referência a um homem fino, nobre, educação e muito gentil.

Exemplos de frases:

O cavaleiro caiu após uma elevação brusca do animal que montava.

Este rapaz é um verdadeiro cavalheiro.

O cuidado com o cavalo é responsabilidade específica dos cavaleiros.

A dança feita entre a dama e seu cavalheiro encantou a todos os presentes.

Sinônimos de Cavaleiro ou Cavalheiro

Para facilitar a compreensão sobre este assunto veja alguns sinônimos utilizados com relação a estas expressões:

  • Corajoso
  • Cavalgador
  • Acavaleirado
  • Nobre
  • Valente
  • Altivo
  • Educado

Arriar ou Arrear

O uso corriqueiro das palavras Arriar ou Arrear causam dúvidas em você? Neste caso confira a seguir as principais informações com relação aos seus significados, formação e exemplos relacionados com estas palavras.

Arriar ou Arrear

Inicialmente é preciso saber que as duas palavras existem e estão corretas e podem ser usadas em frases e orações na Língua Portuguesa mas a sua utilização deve ser feita em situações e com significados diferenciados.

A expressão Arriar é um verbo originado da palavra latina Arriar e faz referência ao ato de colocar arreios em cavalos, em enfeites ou até em móveis. Pode ser usado ainda no sentido de alguém que busca se vangloriar de algo que foi feito.

Também é indicado para situações de muito cansaço e abatimento ou ainda daquilo que acaba descendo em virtude do excesso de peso existente sobre ele.

Com relação ao verbo Arrear ele é originado da palavra latina Arredare sendo constituída por meio do acréscimo do sufixo –ar à palavra primitiva Arreio sendo indicado o seu uso em situações em que há a necessidade de mencionar ações como mobiliar, adornar ou decorar certo ambiente bem como o de gloriar-se sobre determinada ação ou situação.

Exemplos de frases:

*Preciso falar rápido senão meu telefone vai arriar.

*Vou arriar as calças aqui mesmo porque estou muito apertado.

*Angélica continua se arreando de ser a mais linda das alunas.

*O cavalo está pronto para ser arreado pelo peão.